segunda-feira, 21 de junho de 2010

Curiosidades gravidez 3#

No início desta semana o bebê mede cerca de 22 mm.
Ele começa a se movimentar dentro do útero, embora a mãe não perceba.
Os olhos estão bem desenvolvidos, porém ainda situados de cada lado da cabeça do embrião. Como o crescimento da cabeça continua, eles irão migrar para a porção frontal da face. As orelhas estão implantadas em posição baixa na cabeça, contudo se moverão para cima à medida que ela crescer.
Nos próximos 3 dias a língua termina sua formação. O fígado causa uma proeminência ventral no abdomen.
Em embriões femininos o clitóris está começando a se formar. O pênis se desenvolverá a partir dos mesmos tecidos, apesar de ainda ser difícil de reconhecer os genitais externos.
A maioria das articulações já se formou - cotovelos, quadris, joelhos, ombros, tornozelos, bem como as pequenas juntas dos pés, mãos e dedos. Os membros superior e inferior estão bem desenvolvidos. Os dedos das mãos se tornam mais longos e os dos pés se separam e tornam-se distintos. Uma fina membrana de células achatadas, a precursora da pele, substitui o fino ectoderma do embrião.
No final desta semana, o embrião mede cerca 26-30 mm e pesa cerca de 2,0 g. Nesse último estágio de desenvolvimento embrionário, todas as estruturas externas e internas essenciais estão presentes. Os principais sistemas estão integrados e formados.
Ao término dessa fase o embrião aumentou o peso cerca de 50 vezes.

1 comentário:

Amor com Chocolate disse...

Devagarinho devagarinho ele vai crescendo bem depressa! bjins