sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Curiosidades Gravidez 13#

33.ª Semana

O bebéUm estudo rápido. Todos os meus sentidos já funcionam! O cérebro do bebé prossegue o seu rápido desenvolvimento e os seus cinco sentidos preparam-se para o mundo que o espera fora do útero. Nestes momentos, pode ver o mundo líquido que o rodeia, sentir o tacto do dedo que agarra ou que chupa, saborear o líquido amniótico que engole e ouvir o coração, a voz e o rumor do estômago da mãe. É claro que no saco amniótico não existe ar que lhe leve odores, mas se existisse, também poderia cheirar o seu ambiente.

Devido ao seu enorme desenvolvimento cerebral, a circunferência craniana do bebé aumentou quase 1,25 cm apenas nesta semana.

Cuidado com a comida. Agora é mais importante do que nunca ter cuidado com o que come. As necessidades de gordura e proteína do bebé serão máximas durante as próximas semanas, portanto não deixe de fazer uma dieta equilibrada. O seu bebé já mede mais de 40 cm e pesa mais de 1,8 kg e duplicará o seu peso ao longo das sete semanas que faltam.

A gravidez
desaparecerão de certeza depois do parto.

Entretanto, existem algumas coisas que pode fazer. Se sentir incómodos à noite, como costuma ser habitual, mude de posição para não exercer pressão sobre as mãos ou os pulsos. Use um punho elástico, que a ajudará a manter o pulso estendido. Se for possível, reduza os movimentos repetitivos, como escrever à máquina ou tocar piano. Se não conseguir aliviar a dor com estas medidas, consulte o seu médico.
Aumento de peso. Você também engordará, pouco menos de meio quilo por semana. E continuará a ganhar peso até pouco antes do parto. Não tente evitar engordar, mesmo que pese mais do que esperava. O bebé necessita desse peso extra neste momento. Terá tempo para perder peso quando ele nascer.

Dores nos pulsos. Se sente os pulsos e os dedos das mãos doridos ou entorpecidos, você não é a única. Muitas grávidas sofrem o síndroma do túnel carpiano, caracterizado por um inchaço dos nervos dos pulsos. Normalmente, este problema tem origem num movimento repetitivo, como escrever à máquina, mas neste caso a causa radica na retenção de líquidos. Do mesmo modo que os pés e os tornozelos, também o túnel carpiano se enche de líquido, o tubo pelo qual passam os nervos do pulso para os dedos. A dor e o inchaço
A voz dos especialistas. Talvez tenha notado que lhe sai líquido dos seios à medida que se aproxima a data do parto. Trata-se do colostro e é totalmente normal. Este 'primeiro leite' será o primeiro alimento do bebé se tiver previsto optar pelo aleitamento materno.

Sem comentários: