quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Tapetes Puzzles

Em diversas cores, com números e letras destacáveis, os puzzles de espuma são sobretudo usados por crianças até aos três ou quatro anos. Permitem construir tapetes de suporte a outras actividades. Mas também podem ser o objecto principal da brincadeira.


Este material, idêntico ao dos pisos desportivos, é suave e amortece as quedas. Parece o brinquedo ideal, mas uma pesquisa da Teste Saúde mostra que pode ser prejudicial, por conter químicos nocivos, como os solventes formamida, acetofenona, amoníaco, 2-fenil-2-propanol. Em 34 produtos à venda em Portugal, Espanha, Itália e Bélgica, apenas o Eureka Kids Alfombra de Actividades, encontrado no país vizinho, pode ser usado sem reservas: não contém nenhuma das substâncias pesquisadas pela revista de consumidores.
Em Portugal, a Teste Saúde analisou oito marcas. Quase todas contêm formamida, substância proibida pela nova directiva sobre a segurança dos brinquedos. É tóxica para a reprodução e pode pôr a vida em risco no caso de ser ingerida em grandes quantidades. Além disso, todos os tapetes apresentam solventes irritantes, como o amoníaco. Podem afectar a pele, os olhos e as mucosas das vias respiratórias.
As crianças são mais sensíveis aos contaminantes do que os adultos, devido ao baixo peso e ao facto de o sistema imunitário ainda se encontrar em desenvolvimento. Os produtos que lhes estão destinados devem ser isentos de tóxicos.
Duas directivas europeias visam garantir brincadeiras seguras. Uma proíbe seis ftalatos, usados para suavizar e tornar o plástico flexível em brinquedos e produtos de puericultura. A outra pretende evitar que produtos à venda na Europa "tenham impacto negativo na saúde e segurança das crianças".
Em Junho de 2009, a Comissão Europeia aprovou uma nova versão da última, que os Estados membros podem transpor até Janeiro de 2011. As exigências de segurança química foram alargadas. O novo diploma sobre a segurança dos brinquedos interdita substâncias cancerígenas, mutagénicas ou tóxicas para a reprodução e 55 alergénios. Impõe ainda limites para a migração de metais pesados, como o alumínio, o chumbo e o mercúrio.
A Teste Saúde considera que ainda não é suficiente. A directiva deve ser mais específica quanto às substâncias a banir e fixar limites para as permitidas. Brincar de vez em quando com estes produtos não terá consequências graves, até porque os solventes evaporam com o tempo. Mas a exposição repetida pode ser prejudicial e, quanto mais pequena for a criança, maior o risco.

Noticia retirada de: "Diário de Notícias"

Testes e conselhos em www.deco.proteste.pt/brinquedos.
http://www.deco.proteste.pt/
808 780 050

Sem comentários: