quarta-feira, 24 de março de 2010

Casamento Muçulmano!



As festas muçulmanas são formas de adoração a Deus e, portanto, a festa de casamento também o é. Deve ser dito que não existe uma cerimónia de noivado e/ou de casamento islâmico. Há uma festa de "urs" (núpcias) e uma outra chamada "walimah", que acontece de 3 a 7 dias após a consumação do casamento. Este é uma espécie de contrato entre o homem a mulher e o seu guardião. Há o pagamento de um dote que pode ser anulado caso ambas as partes assim o decidam. A noiva nem sempre está presente mas tem representantes e tem de aceitar o acordo. A quantia é dada à noiva e esta pode fazer com ela o que entender. Pode ser dinheiro ou géneros.

Cerimónia de noivado - Mangni

O Mangni é a troca de anéis. O traje da noiva para esta festa é oferecido pela família do noivo. O período de noivado dura cerca de três meses, e se os noivos não se casarem ao fim deste período, o contrato de casamento deverá ser renovado. Durante o noivado, a noiva só poderá estar na presença do seu noivo caso o seu pai ou irmão também estejam presentes.

Dias proibidos

O calendário muçulmano ocorre segundo o ciclo lunar, por isso não há datas fixas para casamentos. Pode-se casar a qualquer hora do dia. Só é proibido casar nos dias de Eid, que ocorrem após o Ramadão, e do de Pilgrimage. No dia de Ashura que calha no nono ou décimo dia do primeiro mês do Islão também é proibido realizar o enlace.

Decidido o dia do casamento, fala-se com o Íman da mesquita, devendo o noivo preparar o presente para a noiva, pois este é uma parte muito importante da cerimónia do casamento. Qualquer homem que perceba as tradições do Islão poderá celebrar a cerimónia, embora a mesquita tenha um oficial de serviço que costuma realizar os casamentos.

Indumentária sem decotes

Num casamento muçulmano podem comparecer convidados de todas as religiões. Mas não devem usar trajes decotados, ou reveladores do corpo.

Sem comentários: