quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Curiosidades Gravidez 11#

27.ª Semana

O bebé
Dando uma vista de olhos. 'O que são todas essas luzes e sombras?' Depois de permanecerem fechados durante mais de quatro meses, por fim os olhos do bebé podem abrir-se. Além disso, a zona visual do cérebro está activa e quase todas as estruturas oculares estão terminadas, pelo que o bebé pode ver o mundo que o rodeia, por limitado que possa ser. Ainda não consegue distinguir objectos, mas vê luzes e sombras.
Embalar o bebé. Se prestar atenção aos movimentos do bebé dentro de si, poderá fazer uma ideia de como passa os dias... e as noites. Tal como um bebé nos braços da mãe, o seu bebé adormece quando o embala. É possível que não considere que as suas actividades diárias sejam o mesmo que embalar, mas o líquido amniótico é um acolchoado tão perfeito que o bebé só sente um suave balanço. É provável que durma durante a maior parte do dia. As coisas podem mudar à noite, no momento em que você se deita para descansar. De repente, a criança está acordada e pronta para brincar!
As medidas. O bebé ganhará cerca de 450 gramas de peso ao longo do mês que vem. Esta semana alcança os 33 cm da cabeça às nádegas e pesa cerca de 900 gramas. Embora cresça rapidamente, o cérebro e os pulmões ainda não estão maduros. Felizmente, ainda lhe faltam 13 semanas para se preparar para o mundo exterior.

A gravidez

Mesmo no alvo. Os seus peitos continuarão a mudar durante toda a gravidez (e depois). É provável que tenham crescido um pouco desde que começaram a inchar no primeiro trimestre. Muitas mulheres observam que as auréolas, as zonas escuras que rodeiam o mamilo, continuam a mudar. No primeiro trimestre com certeza que escureceram. Agora a pele de pigmentação escura pode estender-se para além das auréolas. Isto é o que se chama uma auréola secundária, que pode cobrir metade do peito. Ninguém sabe com certeza por que é que isto acontece, mas muitos especialistas acreditam que a pele escura é uma espécie de alvo, que facilita ao bebé a localização do mamilo durante o aleitamento materno. Esta é uma mudança temporal, que pode durar até 12 meses após o parto.
Os sonhos. Se for como a maioria das grávidas, os seus sonhos nocturnos são extremamente reais, inclusive estranhos.
Estes sonhos dramáticos da gravidez devem-se à grande quantidade de hormonas que circulam pelo seu corpo. Ou talvez sejam apenas a forma que a sua mente tem de fazer frente a toda a série de ideias e emoções que está a viver neste momento. Seja qual for a razão, desfrute das suas vibrantes escapadelas nocturnas e não as leve muito a sério.

A voz dos especialistas. Para satisfazer as necessidades de proteína que tanto você como o seu bebé têm durante a gravidez, deve tomar proteínas de 'qualidade´. Quase todas as proteínas animais são de qualidade, enquanto que as vegetais nem por isso.

Sem comentários: