quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Curiosidades Gravidez 12#

29.ª Semana

O Bébé
 Esta semana marca um acontecimento importante no desenvolvimento cerebral do bebé: o cérebro já amadureceu até o ponto em que pode regular a sua temperatura corporal. É claro que o feto ainda não o pode fazer sozinho: continua a necessitar do calor do corpo da mãe para se manter quentinho até ao nascimento. Também continua a desenvolver as células nervosas do cérebro. Quando nascer, terá centenas de milhares de milhões delas. Parecem muitas, mas necessita de acumular uma boa quantidade destas células já que não produzirá mais nenhuma depois de nascer.
O feto parece-se cada vez mais com um bebé preparado para nascer no termo. Está a engordar bem e a superfície da sua pele está mais lisa e pálida devido à gordura que está a acumular. Esta gordura será um factor importante da sua capacidade para conservar o calor. O bebé tem pestanas e já pode pestanejar.
As medidas. Apesar da acumulação de gordura, o bebé ainda é muito magro: só tem de gordura cerca de 2% ou 3% do seu 1,2 kg. Mede 26 cm da cabeça às nádegas, mas se o conseguisse pôr totalmente esticado, mediria mais de 40 cm de comprimento.
A gravidez
Já está na recta final: só lhe faltam 11 semanas. Os três próximos meses serão a etapa de maior engorda para o bebé e também para si. Neste último trimestre pode acontecer que engorde cerca de 5 kg. É normal engordar meio quilo em média por semana, mas isto varia muito.
Incómodos do terceiro trimestre. Acorda de repente com cãibras nos gémeos? As cãibras são um incómodo habitual durante a gravidez, embora nem todas as mulheres as tenham. Os especialistas não sabem com segurança o que as causa: alguns dizem que se deve ao aumento de peso e outros crêem que esta dor indica uma carência de cálcio ou potássio. Também pode ser consequência da pressão que o útero exerce sobre os nervos que vão para as pernas.

Sem comentários: